Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade

NOSSA VISÃO
Ser reconhecido pelos nossos públicos de relacionamento como principal parceiro de soluções inovadoras de energia de forma segura, sustentável, confiável e acessível.

NOSSO COMPROMISSO
Cientes de que nossas decisões e atividades afetam nossos públicos de relacionamento, assumimos o compromisso de incorporar os princípios e as práticas de sustentabilidade empresarial em nossa cultura e na gestão cotidiana dos negócios da companhia. Esse posicionamento nos inspira a planejar e tomar decisões de curto, médio e longo prazo, levando em conta, de forma equilibrada, aspectos econômicos, ambientais e sociais. Esse compromisso está definido nos documentos que expressam a nossa identidade (Visão, Valores e Código de Ética), bem como nesta Política de Sustentabilidade, e tem como alicerce os direcionadores estratégicos de negócios:

Promover a Inovação: a companhia como indutor de inovação no setor elétrico buscando soluções que garantam a satisfação de nossos clientes e parceiros e que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Propiciar um ambiente e cultura que inspirem soluções inovadoras e eficazes, que atendam e antecipem a demanda de nossos clientes e parceiros com qualidade, ética, excelência e agilidade. Influenciar positivamente todos públicos de relacionamento da companhia, com ética e transparência, para a construção coletiva de soluções que gerem valor para todos. Influenciar políticas públicas e a regulação setorial para a promoção de soluções inovadoras.

Ampliar Opcionalidade: promover o uso estratégico de nossos ativos e crescer com novas soluções sustentáveis de energia e serviços.Considerar os aspectos econômicos, sociais e ambientais nas soluções de energia; Incentivar o uso de energias alternativas e renováveis.

Assegurar a eficiência operacional: Maximixar valor oferecendo produtos e serviços com cada vez mais qualidade e utilizando os recursos econômicos, ambientais e sociais disponíveis de forma mais eficiente.

Econômicos: Alocar recursos financeiros de forma a assegurar resultados positivos e perenes para todas as partes respeitando os princípios éticos, buscando a otimização de custos e o aumento de produtividade e receita.

Sociais - Saúde e Segurança: Garantir o cumprimento da legislação aplicável, na operação e manutenção de todas as unidades. Desenvolver a cultura de segurança e direcionar as atividades junto a colaboradores e contratados de acordo com os princípios de segurança da companhia. Promover um ambiente de trabalho pautado pelo respeito aos Direitos Humanos Universais, aos valores e princípios éticos da companhia, considerando a relação com todos os nossos públicos de relacionamento; Atrair e reter talentos por meio de práticas de gestão de pessoas que promovam o desenvolvimento do capital humano.

Ambientais: Atuar com foco na prevenção e controle à poluição e danos ambientais, tendo como prioridade o benefício às comunidades e a proteção ao meio ambiente, aplicando tecnologias, processos e insumos que minimizem os impactos ambientais e incentivem a melhoria contínua, a fim de aprimorar o desempenho ambiental; Utilizar de forma eficiente e sustentável os recursos naturais, incentivando a adoção de técnicas que visem à proteção e preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, o consumo consciente de água e energia, a eficiência energética, o uso do solo, o reaproveitamento de materiais e a redução de efluentes e resíduos, buscando soluções econômicas e tecnicamente sustentáveis; Promover ações educativas para o consumo eficiente de energia elétrica; Garantir o cumprimento das obrigações de conformidade ambiental, das exigências legais aplicáveis e das normas da companhia.

Reduzir riscos: Antecipar e gerir riscos e oportunidades, buscando minimizar os impactos negativos e o ampliar os impactos positivos nas atividades da companhia.

Sociais - Saúde e Segurança: A empresa considera a segurança como seu principal valor; Atuar com foco na prevenção de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais, além de tecnologias e processos que minimizem os riscos e incentivem a melhoria contínua no desempenho das operações, visando à saúde e à segurança de colaboradores, fornecedores, clientes e comunidades; Conscientizar a população sobre a segurança em torno dos reservatórios e ativos da companhia.

Ambientais: Avaliar riscos e oportunidades, buscando a redução de emissões de gases de efeito estufa e participar ativamente de discussões e ações relativas às mudanças climáticas; Desenvolver parcerias estratégicas com fornecedores, orientando-os e incentivando-os para a implementação de práticas que promovam a redução de riscos e impactos negativos abrangendo sua cadeia produtiva. Desenvolver parcerias estratégicas com fornecedores, orientando-os e incentivando-os para a implementação de práticas que promovam a redução de riscos e impactos negativos abrangendo sua cadeia produtiva.

Financeiros e outros: Avaliar, priorizar e tratar demais riscos relevantes que possam causar impactos financeiros ou de outra natureza às atividades da companhia.

COMUNICAÇÃO
As diretrizes dessa Política serão aplicadas a todos os processos, políticas e materiais de comunicação da empresa com seus diferentes públicos de relacionamento. Qualquer dúvida sobre a aplicação desta Política deverá ser reportada ao Comitê de Sustentabilidade pelo endereço de e-mail sustentabilidade@aes.com.

5 de setembro de 2017.

Julian Nebreda
Presidente do Grupo AES Brasil

Confira também: 

Política de Sustentabilidade da AES Tietê / Política de Sustentabilidade da Eletropaulo

Diretrizes de Investimento Social Privado